QUEM SOMOS
 
Em 11 de janeiro de 1996 teve início o Contrato de Concessão da Exploração do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água do Concelho de Fafe.

O Município de Fafe primou sempre pelo pioneirismo e pela adoção de novas formas de gestão dos serviços públicos, prova disso é o facto de a INDAQUA Fafe ser a segunda concessão privada em Portugal, e a primeira a contemplar o ciclo integral da água (captação, tratamento e distribuição domiciliária).

Com a criação da empresa Multimunicipal  Águas do Ave  verificou-se uma  sobreposição parcial de atribuições entre esta empresa e a INDAQUA Fafe. Em 2005 foi assinado um Protocolo entre o Município de Fafe, a Águas do Ave e a  INDAQUA Fafe nos termos do qual o fornecimento  da água em alta  - componentes  de captação e tratamento  - passa a ser da  incumbência da Águas do Ave. Esta transferência  efetiva-se a 15 de janeiro de 2008 , pelo que a partir desta data a INDAQUA Fafe apenas é responsável pelo serviço de  distribuição de água.

O Concelho de Fafe, com 224 km2, 36 freguesias e cerca de 52.757 habitantes, marca a transição de uma região fortemente industrializada – o Vale do Ave – para zonas mais rurais e de montanha, evidenciando duas realidades de características distintas.

A INDAQUA Fafe desenvolve a sua atividade priveligiando a relação com os clientes, traduzida pelos esforços efetuados na melhoria da qualidade do serviço, salientando-se:

 O novo sistema informático e de gestão de clientes;

 A melhoria do controlo e da qualidade da água captada e distribuída;

 A melhoria substancial das condições de trabalho e dos meios logísticos operacionais;

 O aumento da eficiência na gestão da água, com um plano arrojado para redução da água não contabilizada;

 A maximização da utilização de recursos económicos favorecendo o emprego e desenvolvimento locais;

 O programa de instalação, substituição e reparação do parque de contadores.
 
Embora o investimento em infraestruturas seja da responsabilidade da Câmara Municipal, entidade concedente, a INDAQUA Fafe tem colaborado na definição da estratégia e no desenvolvimento do sistema público de abastecimento de água para permitir aumentar o acesso da população do concelho ao serviço de abastecimento de água.
 
A INDAQUA Fafe contribui desta forma para a qualidade de vida das populações e o crescimento do concelho de Fafe, proporcionado uma melhoria contínua do nível de serviço público, num desafio para 25 anos.
 
Anabela Alves
Diretora Geral 
voltar
Seara.com